Governo de MT prorroga decreto de emergência no trecho do Portão do Inferno

Governo de MT prorroga decreto de emergência no trecho do Portão do Inferno

O Governo de Mato Grosso prorrogou, nesta segunda-feira (17), o decreto de situação de emergência no trecho do Portão do Inferno, na MT-251, rodovia que leva para o município de Chapada dos Guimarães, 70 km de Cuiabá, conforme publicação no Diário Oficial do Estado. A prorrogação do período tem validade de 180 dias ininterruptos, contados a partir de 11 de junho.

O decreto leva em consideração o relatório técnico de avaliação da área, que aponta riscos de desprendimentos de blocos e escorregamento de material do paredão rochoso do Portão do Inferno, realizado pela Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil.

Em nota, o ICMBIO informou que já enviou parecer favorável ao licenciamento, mas que agora depende do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Já o Ibama confirmou que recebeu a avaliação do ICMBIO e que não tem um prazo até o momento, mas que a avaliação do projeto tem sido uma prioridade.

O trecho da rodovia caracterizado em situação de emergência vai do km 42 ao km 48.

Em março deste ano, o governo propôs o retaludamento do morro do Portão do Inferno, que consiste na retirada do maciço rochoso da curva do paredão e a criação de taludes — uma série de cortes que funcionam como degraus para impedir os deslizamentos de terra.

De acordo com a proposta, a estrada será recuada em dez metros, evitando também a passagem de veículos sobre o viaduto que existe hoje no local.

 

 

 

 

 

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *