Adolescentes internados no Sistema Socioeducativo participam da Semana de Socialização

Vinte e três adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Rondonópolis, localizado a 212 km de Cuiabá, participaram da “Semana da Socialização do Adolescente em Conflito com a Lei”, que ocorreu entre os dias 14 e 29 deste mês. O evento contou com diversas atividades, incluindo caminhadas, ações sociais, culturais e educativas, todas voltadas à ressocialização dos jovens.
Essas iniciativas fazem parte da campanha “Opção pela Vida”, que se insere no contexto do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. O principal objetivo foi promover o acolhimento social e a reintegração dos adolescentes, além de desmistificar a imagem do jovem em conflito com a lei e fomentar sua socialização.
A campanha envolveu não apenas os adolescentes do Case, mas também mais de mil estudantes do ensino médio de escolas estaduais e militares, além de professores e diretores. Foram organizadas atividades abertas ao público, como a caminhada de abertura e a pedalada de encerramento.
Outras ações incluíram a limpeza do rio Ribeirão Arareau em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias e uma visita a um abrigo de animais. Além disso, foram realizadas palestras, apresentações artísticas e esportivas, uma trilha ecológica em parceria com o Juizado Volante Ambiental de Rondonópolis (Juvam) e ações sociais no Lar Cristão, que envolveu a entrega de fraldas geriátricas e atividades para as 215 pessoas atendidas pela instituição.
Os adolescentes também participaram de uma sessão na Câmara Municipal, onde puderam aprender sobre o funcionamento da política e das leis brasileiras.
A campanha “Opção pela Vida” é promovida pela Vara da Infância e Juventude de Rondonópolis, em colaboração com a Justiça Comunitária, a OAB/MT (1ª Subseção em Rondonópolis) e a Promotoria de Justiça da Vara da Infância e Juventude desde 2023. Neste ano, a Defensoria Pública também se juntou à iniciativa.
A juíza Maria das Graças Gomes da Costa, responsável pela Vara da Infância e Juventude de Rondonópolis, enfatiza a relevância do projeto para os adolescentes que estão internados no Sistema Socioeducativo.
“Nos sentimos realizados ao perceber que conseguimos sensibilizar os adolescentes. Nosso foco é abordar questões sociais, com uma intenção pedagógica e não punitiva. Isso se alinha à abordagem que juízes, promotores, defensores e a sociedade devem ter em relação aos adolescentes em conflito com a lei, já que eles são reflexo do nosso sistema adulto e da falta de responsabilidades direcionadas a eles”, afirma.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online