SES e Sesp realizam teste do heliponto no Hospital Central de Mato Grosso

As Secretarias de Estado de Saúde (SES) e de Segurança Pública (Sesp), em colaboração com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), realizaram nesta sexta-feira (11.10) uma ação integrada para testar o heliponto do Hospital Central de Alta Complexidade em Cuiabá.
O objetivo do teste foi avaliar as condições de pouso e decolagem do heliponto, levando em conta fatores como capacidade de peso, direção do vento e alinhamento com o norte magnético. Este é o primeiro heliponto instalado em hospitais estaduais de Mato Grosso.
“Esses critérios técnicos são fundamentais para assegurar um embarque e desembarque seguro para os pacientes. Nossa prioridade é oferecer um atendimento eficiente a toda a população, sem margem para erros e com total excelência”, destacou o coronel do Ciopaer, Pedro Paulo, responsável pela operação do helicóptero.
De acordo com a secretária adjunta de Infraestrutura e Tecnologia da Informação da SES, Mayara Galvão, o tempo de resposta em emergências será significativamente reduzido com a implementação do heliponto.
“O heliponto será crucial para transferências rápidas de pacientes em estado grave ou que estejam em áreas remotas. A SES está comprometida em adequar a infraestrutura às normas da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) e ao sistema de transporte aéreo do estado, garantindo assim uma assistência de alta qualidade para todos os mato-grossenses”, afirmou.
A construção do Hospital Central de Alta Complexidade está 95% finalizada e deverá iniciar suas atividades em 2025. Com um investimento de R$ 221,8 milhões, a unidade, que ficou abandonada por mais de 30 anos, terá uma área total de 32 mil m² e capacidade para 1.990 internações, 652 cirurgias e 3.000 consultas especializadas por mês. A estrutura contará com 10 salas cirúrgicas, 60 leitos de UTI e 230 leitos de enfermaria.
Mais hospitais
Além do Hospital Central, o Governo do Estado está investindo em quatro novos hospitais regionais em Tangará da Serra, Alta Floresta, Juína e Confresa, com entregas previstas a partir de 2025. O novo Hospital Júlio Muller, que está 67% concluído, terá 58,3 mil m² e um investimento total de R$ 221,1 milhões, por meio de um convênio entre o governo e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online