Projeto quer acabar com agendas diferenciadas de pacientes particulares e de planos de saúde

Os médicos em Mato Grosso não poderão ter agendas diferenciadas para atender pacientes particulares e aqueles com planos de saúde, conforme defendido pelo deputado Diego Guimarães (Republicanos), autor de um Projeto de Lei sobre o tema. Na avaliação do parlamentar, mesmo com valores distintos, todos os pacientes pagam pelo atendimento, não podendo haver qualquer tipo de discriminação. A proposta foi protocolada nesta quarta-feira (26).
De acordo com o projeto, as únicas exceções na uniformização da agenda serão os casos de urgência e emergência, além dos pacientes com atendimento prioritário previsto em lei. Iniciativas semelhantes já estão em vigor em estados como Rio de Janeiro e Sergipe.
“Nosso objetivo com este projeto é coibir uma prática muito comum nos consultórios médicos no Brasil. Infelizmente, por questões comerciais, vemos atualmente prazos muito diferentes para pacientes que pagam à vista e aqueles com plano de saúde. Recebemos relatos de que as consultas chegam a ser marcadas com meses de diferença, o que nos parece irrazoável”, destacou Diego ao apresentar a proposta.
O parlamentar lembrou ainda que, mesmo que de forma indireta, os pacientes com planos de saúde pagam mensalidades elevadas e até mesmo coparticipam nos custos dos procedimentos realizados, incluindo as consultas eletivas.
“Quem tem um plano de saúde sabe o quanto a mensalidade compromete o orçamento familiar. Além do custo fixo, a maioria dos usuários paga a chamada coparticipação, em consultas, exames e outros procedimentos. Não nos parece justo essa prática discriminatória por parte dos médicos, e por isso apresentamos este Projeto de Lei”, finalizou o republicano.
A proibição de diferenciação de agendas já está em vigor no Rio de Janeiro desde janeiro de 2020, e em Sergipe, a extinção dos prazos para atendimento de pacientes ocorre há 8 anos.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online