Workshop debate desafios da cibersegurança no setor público e reforça segurança digital no Judicial

Em um cenário em que as ameaças virtuais diariamente são aprimoradas, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) realizará o workshop “Navegando os Desafios da Cibersegurança no Setor Público”, para fortalecer a proteção de dados e ativos digitais do Judiciário mato-grossense. A capacitação será no dia 30 de julho (quarta-feira), das 13h30 às 17h45, na Escola dos Servidores, Sala Cajueiro. A formação deve reunir gestores, servidores e equipes técnicas da Instituição.
A iniciativa é uma forma de proteger o Judiciário e servidores dos riscos e apresentar quais são as estratégias de proteções digitais adotadas pela Justiça estadual.
“Vivemos em um mundo digital em que surgem problemas próprios dessa realidade, como fraudes e o uso indevido de dados. Por isso, é essencial investir em cibersegurança. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso está na vanguarda, aplicando recursos humanos e tecnológicos para prevenir e enfrentar essas ameaças”, defende o juiz auxiliar da Presidência do TJMT, Emerson Luís Pereira Cajango.
O magistrado também reforça a importância do evento como ferramenta de prevenção: “Queremos descobrir como atuar de forma preventiva para evitar fraudes, mas também como agir corretamente quando um incidente acontecer”.
Capacitação
Com a digitalização dos processos e a ampliação do trabalho remoto, o conhecimento sobre segurança da informação deixou de ser um tema apenas técnico para se tornar uma responsabilidade institucional compartilhada.
“Precisamos treinar nossos servidores, gestores e até mesmo o público externo para que essas ameaças não nos peguem desprevenidos. Segurança digital é como um jogo: precisamos de um time de ataque e de defesa, bem preparado e coordenado”, completa Cajango.
Vitrine
O TJMT se tornou vitrine para empresas de tecnologia da informação devido à complexidade da estrutura e à maturidade de transformação digital. Soluções que hoje são consideradas padrão no mercado foram inicialmente aplicadas no Judiciário de Mato Grosso.
Segundo o assessor de projetos da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do TJMT, Fellipe Ribeiro Silva Abib, o workshop nasceu da iniciativa da Diretoria de Conectividade e tem como objetivo apresentar casos de sucesso de soluções aplicadas no próprio tribunal. “O evento é uma oportunidade para que nossos fornecedores mostrem como as ferramentas ajudaram o TJMT a resolver problemas internos”.
As soluções que serão apresentadas foram inauguradas no Tribunal, escolhido devido a complexidade. “A partir dessas experiências, esses fornecedores padronizaram essas soluções, que depois foram adotadas em outros tribunais e até por empresas privadas, inclusive fora do Brasil”, explica Abib.
O workshop sobre Segurança da Informação contará com a presença de quatro empresas – a Check Point (fornece soluções de firewall, VPNs e segurança para colaboradores remotos); Kaspersky (oferece ferramentas de proteção contra vírus e ameaças em estações de trabalho); Trend Micro (atua na segurança dos servidores e conformidade dos sistemas); Red Hat (plataforma que hospeda o Processo Judicial Eletrônico (PJe) e outras aplicações do Tribunal).
Serviço
Evento: Workshop “Navegando os Desafios da Cibersegurança no Setor Público”
Data: 30 de julho (terça-feira)
Horário: 13h30 às 17h45
Local: Escola dos Servidores, Sala Cajueiro – TJMT
Público-alvo: Gestores, servidores e equipes técnicas do TJMT
Empresas participantes: Red Hat, Trend Micro, Kaspersky e Check Point
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online