Com saída de Luluca, advogada e servidora de carreira assume comando da Secretaria de Agricultura

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) será comandada por Andreia Carolina Domingues Fujioka, a partir desta terça-feira (23). Ela substituirá Luiz Artur de Oliveira Ribeiro, conhecido como Luluca Ribeiro (MDB), exonerado pelo governador Mauro Mendes (União Brasil) também hoje.
Andreia é advogada e servidora efetiva do Estado, como gestora governamental desde 2015. Atualmente, ela respondia pela chefia da Unidade de Gestão Estratégica da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer) e foi superintendente de Concessões Rodoviárias na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) até abril deste ano.
Também foram exonerados do cargo, o secretário adjunto de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, Clóvis Figueiredo Cardoso, o secretário adjunto de Administração Sistêmica, Talvany Neiverth, a chefe de gabinete Aline Emanuelle Rosendo e o assessor jurídico Ricardo Antônio de Lamonica Israfel Pereira – todos nomes indicados ao MDB.
A troca do comando oficialmente, conforme o Governo do Estado, seria para fazer uma “correção de gestão”. No entanto, os bastidores políticos, fala-se que a retirada do MDB da base governista tem a ver com a entrevista que o ex-deputado José Riva, pai de Janaína, deu na última semana para o PodOlhar, do site Olhar Direto, onde ele afirmou que parte do Paiaguás tenta enfraquecer Janaina e que seria um erro do governador “levar” a deputada para a oposição – caminho inevitável caso ela perca a disputa por interferência do governo.
“Seria muito amadorismo se o governador Mauro Mendes [tivesse influenciando]. Porque se não tem oposição, vai ter. Você gostaria de ter a Janaína na oposição se fosse governador?”, disse Riva
“Então, por que o Mauro iria querer levar a Janaina para a oposição? Por que, se eles derrotarem a Janaína na primeira-secretaria com a força do Governo, ela vai ter que ser oposição. E na oposição ela cresce. Aí é que eles não vão tirar a vaga dela ao Senado”, completou .
Nesta terça-feira, o governador Mauro Mendes respondeu a declaração do ex-deputado. “O Riva acha que ele ainda manda em Mato Grosso, como mandou durante 20 anos”, disse o governador. Foram tempos das trevas, do atraso, dos escândalos que todos conhecem. Eu espero que esse tempo do atraso, das trevas, dos escândalos não volte mais a Mato Grosso”, disse.
A eleição para a Mesa Diretora da Assembleia está prevista para acontecer no próximo dia 7 de agosto. Já existe um consenso de que o presidente será o deputado estadual Max Russi (PSB).
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online