Criação da Secretaria de Estado de Justiça é aprovada na Assembleia Legislativa

A proposta de criação da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), enviada pelo Governo de Mato Grosso, foi aprovada em duas votações pela Assembleia Legislativa do estado nesta quarta-feira (27.11), em caráter de urgência.
Essa iniciativa faz parte do programa Tolerância Zero ao Crime Organizado, que foi lançado pelo governador Mauro Mendes na última segunda-feira (25).
A nova Secretaria de Estado de Justiça será liderada pelo delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, com o policial penal federal André Fernandes Ferreira atuando como secretário adjunto.
Entre as responsabilidades da nova pasta, a Sejus ficará encarregada de gerenciar os Sistemas Penitenciário e Socioeducativo; planejar, implementar e administrar as estratégias e objetivos da política penitenciária e socioeducativa do Estado; supervisionar atividades penitenciárias e a política de atendimento às medidas socioeducativas; além de gerir as políticas sobre drogas e de reintegração social.
Com a aprovação da proposta, o Projeto de Lei Complementar será enviado para a sanção do governador Mauro Mendes.
Tolerância Zero
O programa Tolerância Zero ao Crime Organizado visa fortalecer as ações de combate ao crime organizado em Mato Grosso e inclui um conjunto de medidas integradas.
Algumas das medidas anunciadas são:
– Nomeação de 94 policiais civis, 55 policiais penais e 245 militares, entre policiais e bombeiros, para reforçar as forças de segurança do Estado;
– Criação do Comitê Integrado de Combate ao Crime Organizado, que contará com a participação do governador Mauro Mendes e dos responsáveis pelas secretarias de Segurança Pública (Sesp), Sejus, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Politec, Gaeco, Ordem dos Advogados do Brasil-MT, Ministério Público do Estado, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública;
– Estabelecimento das Coordenadorias de Combate ao Crime Organizado e de Recuperação de Ativos da Polícia Civil, que atuarão no combate à lavagem de dinheiro e na recuperação de ativos para o Estado;
– Criação de quatro delegacias especializadas no combate ao crime organizado, localizadas em Cuiabá, Cáceres, Sinop (Draco/GCCO) e Lucas do Rio Verde (Derf).
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online