Inflação ao produtor dos EUA registra alta moderada em junho

Inflação ao produtor dos EUA registra alta moderada em junho

Os preços industriais nos Estados Unidos registraram um aumento moderado em junho, confirmando ainda mais a tendência de queda da inflação e fortalecendo os argumentos a favor de uma redução na taxa de juros em setembro.

O índice de preços ao produtor para a demanda final subiu 0,2% no mês anterior, após ficar estável em maio, de acordo com os dados divulgados pelo Departamento do Trabalho nesta sexta-feira (12).

Os economistas consultados pela Reuters esperavam uma alta de 0,1%.

Em 12 meses até junho, o índice aumentou 2,6%, após avançar 2,4% em maio.

O governo informou na quinta-feira (11) que os preços ao consumidor caíram pela primeira vez em quatro anos em junho, impulsionados por combustíveis mais baratos e uma desaceleração generalizada nos custos de bens e serviços, incluindo aluguéis.

Os dados de inflação moderada foram seguidos pela notícia, na semana passada, de um aumento na taxa de desemprego, que atingiu 4,1%, um recorde de dois anos e meio.

Com o Federal Reserve agora cauteloso com a fraqueza do mercado de trabalho, os economistas e os mercados financeiros estão cada vez mais apostando em um corte nos juros em setembro, com outra redução nos custos de empréstimos esperada para dezembro.

O presidente do Fed, Jerome Powell, reconheceu a melhora do cenário inflacionário durante seu depoimento perante parlamentares esta semana, mas também destacou os riscos para o mercado de trabalho, afirmando que “temos visto uma desaceleração considerável”.

O banco central dos EUA manteve sua taxa de juros de referência na faixa atual de 5,25% a 5,50% desde o mês de julho do ano passado, após um total de 525 pontos-base de aumentos desde 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *