Musk desiste de ação contra OpenIA após divulgação de e-mails

Musk desiste de ação contra OpenIA após divulgação de e-mails

Elon Musk desistiu, nesta terça-feira (11), do processo judicial que moveu contra a OpenAI e seu CEO, Sam Altman, encerrando uma batalha legal de meses entre os fundadores da startup de inteligência artificial (IA).

Musk – que foi cofundador da OpenAI em 2015 – processou a empresa em março, acusando o criador do ChatGPT de abandonar sua missão original sem fins lucrativos ao reservar parte de sua tecnologia de IA mais avançada para clientes privados.

O processo solicitava um julgamento por júri e que a empresa, Altman e o cofundador e presidente Greg Brockman pagassem de volta qualquer lucro obtido com o negócio.

No entanto, a OpenAI rapidamente refutou as alegações de Musk, classificando-as como “incoerentes” e “fúteis”, e argumentando em um processo judicial que o caso deveria ser rejeitado.

A empresa também publicou uma postagem de blog que incluía vários e-mails de Musk dos primeiros dias da OpenAI. Esses e-mails pareciam mostrar Musk reconhecendo a necessidade da empresa de obter grandes somas de dinheiro para financiar os recursos computacionais necessários para alimentar suas ambições de IA, o que contrastava com as alegações em seu processo de que a OpenAI estava buscando lucros indevidamente.

Os advogados de Musk não citaram um motivo específico para o pedido de arquivamento do processo na terça-feira. Uma audiência sobre a moção da OpenAI para rejeitar o caso havia sido agendada para quarta-feira (12).

A decisão de Musk de retirar o processo também ocorreu um dia após ele criticar a OpenAI e seu manuseio de dados do usuário, após a Apple anunciar uma parceria que integra o ChatGPT com a assistente pessoal digital Siri.

A batalha legal Musk-OpenAI representou visões divergentes sobre como a empresa responsável pelo ChatGPT – que rapidamente se tornou líder no emergente campo da IA – deve ser gerenciada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *