Projeto de escola estadual de Várzea Grande é destaque em evento de tecnologia em Brasília

Um grupo de seis alunos da equipe de robótica Agrotech #9169, da Escola Estadual Professora Maria Leite Marcoski, em Várzea Grande, foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) como um dos 10 melhores do Brasil durante a 4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnologia, realizada em Brasília. O evento se encerrou nesta quinta-feira (28.11).
Apoiada pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e pelo Senai-MT, a Agrotech apresentou o robô Safra IV, que interagiu com o público enquanto os membros da equipe explicavam detalhes sobre sua construção.
As aulas de robótica são oferecidas aos alunos da Rede Estadual em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O projeto foi exibido no espaço “Vitrine Brasil”, onde foi apresentado, inclusive, ao ministro da Educação, Camilo Santana. O mesmo robô já havia vencido a Off-Season Brasil 2024, realizada em agosto deste ano em Cuiabá.
Mayk Alves da Silva, de 17 anos, um dos alunos da equipe Agrotech, comentou sobre o impacto do ensino de robótica em sua formação: “Aprendi a trabalhar em equipe, a resolver problemas, e isso tem feito uma grande diferença na minha vida. Participar desse evento é algo indescritível. Ver nosso projeto entre os 10 melhores do Brasil, entre mais de 400, é muito empolgante”, afirmou.
Com o tema “Inovação, Inclusão e Sustentabilidade”, o evento reuniu mais de 400 projetos de 56 instituições educacionais do país, promovendo debates, palestras, oficinas, exposições tecnológicas e apresentações culturais.
“Retornar para casa com um dos projetos no Top 10 confirma que as aulas de mecatrônica, em parceria com o Senai, estão dando resultados”, comentou André Riul, coordenador de Ensino Médio da Seduc.
Além da Agrotech, outras duas equipes, Agrobot e Canintech, compostas por alunos da rede estadual e do Senai, também apresentaram seus projetos. Elas são das escolas estaduais Profª Amélia de Oliveira Silva e Ramiro Bernardo da Silva (Rondonópolis) e Profª Edeli Mantovani e Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino (Sinop), respectivamente.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online