Servidores têm até 30 de novembro para realizar recadastramento

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) deu início, nesta terça-feira (01.10), ao prazo para a atualização cadastral obrigatória dos servidores ativos e empregados públicos estaduais.
Os servidores da administração direta e indireta têm até 30 de novembro para realizar a atualização. Aqueles que não cumprirem essa exigência terão o pagamento de seus salários suspenso. A atualização para aposentados e pensionistas ocorre por meio de outro processo.
As orientações para o recadastramento estão disponíveis na Instrução Normativa (IN) nº 008/2024/Seplag, publicada hoje no Diário Oficial de Mato Grosso.
O secretário Basílio Bezerra ressaltou que a atualização cadastral é fundamental para assegurar transparência e eficiência na administração pública estadual.
“Como o órgão central de gestão de pessoas, a atualização anual é uma oportunidade crucial para conhecermos melhor nossos servidores e identificar talentos que podem ser aproveitados para otimizar o potencial técnico e profissional de cada um”, destacou.
Os dados do ano anterior serão carregados automaticamente nos sistemas, facilitando e agilizando o recadastramento. Este processo pode ser realizado pelos portais de Recadastramento e do Servidor, sendo importante atentar-se às novas exigências.
Inovações
Uma das novidades é que o recadastramento agora inclui estagiários e residentes técnicos. Anteriormente, era restrito a servidores efetivos civis, comissionados, requisitados, cedidos, permutados, afastados, licenciados, militares, empregados públicos e temporários.
Outra atualização visa a gestão dos servidores cedidos a órgãos e entidades que não pertencem ao Poder Executivo Estadual, bem como aqueles que estão licenciados para acompanhar o cônjuge.
Outras especificidades podem ser consultadas na IN nº 008/2024/Seplag. Se houver dificuldades no acesso aos sistemas, os servidores devem entrar em contato com a unidade setorial de Gestão de Pessoas do órgão ou entidade onde estão lotados.
Banco de Talentos
O recadastramento consiste em oito etapas que requerem informações pessoais e funcionais. Segundo a secretária Adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag, Lidiane Leite, essas informações também serão usadas para atualizar o Banco de Talentos dos servidores, incluindo novas formações, capacitações e experiências profissionais.
“A atualização periódica dos dados, além de ser uma ferramenta importante para a atualização das informações pessoais e funcionais, busca identificar as experiências e habilidades dos nossos servidores com o objetivo de estruturar o banco de talentos do Poder Executivo Estadual”, observou a adjunta.
O Banco de Talentos é um programa criado em 2019, voltado para o desenvolvimento profissional dos servidores da administração pública estadual. O sistema mapeia o perfil de trabalho dos servidores, considerando suas competências e habilidades para direcioná-los a atividades estratégicas e específicas.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online