Três Salas de Apoio à Amamentação são certificadas pelo Ministério da Saúde em MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) entregou, nesta quinta-feira (05.09), placas de certificação do Ministério da Saúde para três Salas de Apoio à Amamentação em Mato Grosso. Foram certificados o Shopping Sinop, a empresa Espaço Vacinas e Saúde (Vacinvida), também de Sinop, e o Hospital São Lucas, localizado em Lucas do Rio Verde.
As placas foram entregues durante uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-MT). Este projeto é o primeiro no Brasil a certificar um shopping center e uma sala de vacina. O Governo de Mato Grosso atuou como intermediário junto ao Ministério da Saúde para a certificação dessas salas.
“É uma grande satisfação para Mato Grosso receber a primeira certificação nacional de salas de amamentação em um shopping center e em um espaço de vacinação. Parabenizo a região Teles Pires por essas iniciativas. Este projeto reflete um compromisso com o bem-estar materno e infantil, promovendo a amamentação ao apoiar as mães trabalhadoras”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Na reunião, receberam a certificação a proprietária da Vacinvida, Meire Branco; a diretora executiva do Hospital São Lucas, Adriane Welter; e a analista de marketing do Shopping Sinop, Hannah de Santana Dourado.
“Ser reconhecido como o primeiro shopping do Brasil a obter essa certificação é um marco importante em nossa trajetória e demonstra nosso compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar de mães e bebês. Esperamos que esse reconhecimento inspire outras instituições a se juntarem a nós nessa missão de apoio à amamentação”, disse a representante do Shopping Sinop.
O projeto visa incentivar a criação de ambientes adaptados às necessidades de mulheres e pessoas que amamentam. Esses espaços são adequados para funcionárias lactantes que precisam retirar e armazenar leite materno durante o trabalho, além de acolher mães que frequentam os estabelecimentos, promovendo a saúde da mãe trabalhadora e de seu bebê.
A coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde da SES, Rosiene Pires, destacou que o projeto também busca fortalecer a relação entre pessoas que amamentam e seus empregadores, garantindo o respeito e os direitos desde a gestação.
“Nosso objetivo é aprimorar a relação entre as pessoas que amamentam e seus empregadores, assegurando os direitos trabalhistas desde a gestação até o retorno ao trabalho. Entre os direitos garantidos estão o acesso às salas de apoio, consultas de pré-natal, licença-maternidade, pausas para amamentar, e a oferta de creche no local de trabalho ou auxílio-creche para empresas com mais de 30 funcionárias em idade fértil”, concluiu.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online